Quando falamos de cores no Fábula TCG, estamos falando de domínios. Esses domínios servem para organizar e agrupar certas funcionalidades e ações por tipos. No caso do Fábula TCG, esses domínios/grupos podem ser mesclados e misturados, de forma que um baralho seja formado por cartas de diferentes cores, ou até mesmo uma carta possua mais de uma cor. As cores presentes no Fábula TCG são: Branco, Amarelo, Vermelho, Roxo, Azul e Verde.
A utilização da disposição no circulo cromático permite a utilização de teorias que unem a psicologia com teoria das cores, como a Die Temperamentenrose (rosa dos temperamentos) de Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller por exemplo. A proposta da rosa dos temperamentos seria a associação das cores com certos sentimentos e qualidades, afim de definir quais ideias cada cor evoca. Para o nosso card game, essas qualidades são aspectos do jogo que cada uma das cores representa. Após definir os aspectos, podemos conectá-los as características definidas para cada cor de acordo com a história do jogo.
Branco

O branco é visto como a união de todas as cores, e nele concentra características de todas elas. O branco também é associado a seriedade, sendo usado por diversas organizações em seus ambientes. Por ser uma cor de um tom neutro e simples, ela não carrega qualquer valor que a traga um caráter individual, sendo excelente para representar o cooperativismo e busca por sinergia nos grupos que a adota. Personagens com uma afinidade com o branco tendem a agir em conjunto com outros para se fortalecer, sendo eles lideres ou membros organizados em grupos.
Característica: Cooperativismo
Aspecto: Sinergia entre as cartas
Amarelo
O amarelo evoca sentimentos de alegria. Muito associada ao sol e iluminação ela traz uma sensação de energia, motivação e criatividade. Também é associada a riquezas e posses, sendo a cor ideal para exibir mecânicas de manipulação de recursos. Aqueles que são compativeis com o amarelo, acabam tendo um carater inventivo e buscam sempre ter um plano B (ou até um plano C).
Característica: Criatividade
Aspecto: Interação com recursos

Vermelho

O vermelho, sendo uma cor quente, muito associada a iniciativa, traz uma sensação de ação. Também conectada a sentimentos e pouco associada ao pensamento racional. É a cor escolhida quando se requer um posicionamento mais ativo, botando a prática a frente de qualquer outra coisa. Suas mecânicas tem uma ação direta e com uma execução clara. Os seres cuja identidade é definida pelo vermelho, tem como a Praxis, seu estilo de vida.
Característica: Proatividade
Aspecto: Habilidades ativadas
Roxo
Muito associado com a realeza por ser uma cor difícil de se obter no passado, o roxo também é associado ao místico e a espiritualidade, é muito utilizada para demonstrar uma conexão com o oculto, ou planos separados, por isso sendo escolhido para ações que interagem com diferentes zonas e áreas. Aqueles inclinados a serem roxo, são possuidores de uma forte convicção, além de buscarem poder por meios não ortodoxos.
Característica: Espiritualidade
Aspecto: Manipulação de zonas

Azul

Uma cor fria, o azul é muito associado a inteligência e pragmatismo, sendo muitas vezes associado a ambientes de estudo. Por sua característica fria, ele se contrapõem ao vermelho, sendo muito associado ao pensamento racional e um posicionamento mais reativo. É a cor da vantagem de cartas, e da abundância de opções. Caracteristicas daqueles que sintonizam com o azul são seu pragmatismo e sua busca pela compreensão antes da tomada de ações.
Característica: Pragmatismo
Aspecto: Vantagem de cartas
Verde
O verde é associado a natureza. Por ser geralmente a cor da vegetação e flora, é também associado a crescimento e harmonia. Remete a uma ordem natural, sem interferência externa e auto aprimoramento. É a cor que permite a manipulação de status das cartas. Os detentores de qualidades verde buscam a harmonia com seu ambiente e seu crescimento através de meios naturais.
Característica: Harmonia
Aspecto: Manipulação de status

Esses são os seis tipos de alinhamento encontrados em Fábula TCG. É importante dizer que, mesmo uma personagem sendo de uma cor específica, isso não necessariamente a restringe de aparecer com outras cores ou combinações no futuro, sendo que as cores apenas servem para expressar os aspectos e características mais predominantes de um certo personagem e/ou carta. A teoria das cores é um campo vasto e uma mesma cor pode ter diferentes significados para um grupo ou de acordo com o contexto. As cores são como guias que nos ajudam a entender pontos fortes e fracos de uma certa carta, mecânicas ou personagem além de permitirem uma exploração entre interações e estratégias, tornando o jogo mais rico e cheio de possibilidades.


